O mercado de trabalho está mudando tão rapidamente que quando assustamos com uma, outra situação se descortina. Estou mais próximo das mudanças que estão acontecendo na área educacional porque sou um educador que lecionou por quase quinze anos em uma única instituição de ensino, e que dela foi desligado. Desligado? Mas, o mercado sempre mudou, está mudando, e sempre mudará. Então, qual a novidade que assusta? A grande novidade destas mudanças é que agora estamos, nós professores, no “olho do furacão”.
Sei o que é dar o sangue, o suor e as lágrimas por uma instituição e depois de quinze anos, por qualquer motivo não importa, ser desligado sem ao menos agradecerem, se é que isso importa. Você se sente como um derrotado, que esta não é sua área e que não serve para mais nada. Ontem eu tinha perspectiva, hoje apenas sobreviver é o que importa. Ao mesmo tempo, várias questões surgem e que não terão respostas. As verdadeiras respostas, é claro! Mas o que é verdade? Uma amiga a poucos dias me disse: Para Nietzsche, a verdade não existe. Vamos discutir o que?
Então, a grande questão se estabelece: O QUE FAZER AGORA? As opções: ( ) recolocar; ( ) empreender; ou ( ) recolocar e empreender.
Algumas ponderações de cada umas das alternativas:
( ) recolocar à ficar mandando currículo e esperar alguém chamar? Contratar uma firma de recolocação? Em quanto tempo consigo me recolocar? Meus recursos conseguem suprir o tempo de espera?
( ) empreender à transformar meu sonho em realidade? Vai dar certo? Será que sou um empreendedor? Meu produto é bom? Estou preparado para isso? Quanto custa fazer isso?
( ) recolocar e empreender à todos os dilemas anteriores e outros como: ter dois focos não irá me atrapalhar? Se eu conseguir me recolocar, o que faço com o empreendedor que começou a nascer?
Todavia, quatro fatos são incontestáveis:
1º – Aquele emprego se foi! Aquela renda cessou! A página tem de ser virada, mesmo que o gosto de fel continue por algum tempo, para que uma nova seja lida e novos e colossais aprendizados aconteçam. Sou Capaz!
2º – Capacitar ficou sendo a palavra de ordem. Melhorar as qualificações técnicas e comportamentais, independente do que se deseja fazer, é primordial. Entender se o sonho pode ser transformado em realidade deve ser buscado. Sou Inteligente!
3º – Corri para meus amigos e não de meus amigos. Eles serão o alicerce de tudo que será feito a partir de então. Sou Poderoso!
4º – Procurei quem pode me ajudar e não apenas aquele que me elogia. Procure quem lhe dará um norte naquilo que mais lhe causa dor. Ninguém sabe tudo. Precisamos uns dos outros. Sou Parceiro!
PARA!
Mas quem sou eu senão o meu melhor produto a ser ofertado em meu negócio? Se isso é verdade – e é – eu tenho de ser o melhor. E para isso, veja só que loucura, aqueles quatro fatos incontestáveis apontados a pouco fazem todo o sentido. O cliente só compra um produto se este solucionar alguma de suas dores. E mais! Ele só pagará o preço sugerido se achar que o ganho por comprar é maior que a perda por gastar. Então o produto – eu – tem que ser bom e gerar valor ao comprador.
Enfim, o que aconteceu comigo não foi e não é exclusividade minha. Vários colegas e amigos se viram ou estão neste mesmo furacão. Não é aceitar de maneira passiva, mas o mercado é assim. A reflexão e a tristeza fazem parte da trajetória e do aprendizado. Mas não se pode deixar abater, a vida se renova e um novo amanhã vai nascer com um sol radiante clareando um campo repleto de árvores da felicidade. Tenho amigos que conto e podem contar comigo. Descobri “amigos” se foram, e outros, que nem de longe pareciam ser, surgiram. Capacitação é meu lema e mote de vida, pois participo e ministro curso e oficinas para aqueles que querem se desenvolver pessoalmente e profissionalmente. Sou parceiro, tenho parceiros e busco, a todo momento, profissionais que, com a mesma ideologia que a minha, querem empreender em áreas que vão ajudar pessoas a se desenvolverem. Finalizando e dizendo bonito: hoje, sou um EDUCADOR que busca melhorar seu hard skills e seu soft skills construindo, com isso, um novo e potencial mindset. Mas isso é assunto para outro texto.
Saiba mais no perfil do Linkedin