Tivemos a oportunidade de contribuir com a reportagem Urbanização da Sociedade, com a participação de Geraldo Lima abordando o tema: “Comprar carro ou ir de aplicativo?”, publicada no dia 30/09/2019 no portal BHAZ.
Confira um trecho da reportagem:
Comprar carro ou ir de aplicativo?
Com a opção do deslocamento com aplicativos, muitas pessoas estão preferindo deixar o carro próprio de lado. Para entender melhor, na ponta do lápis, se vale a pena ter um automóvel ou deslocar com aplicativo para o trabalho, convidamos Geraldo Coelho Lima Neto, economista e palestrante de uma escola de negócios, para fazer uma análise. Junto com o especialista, desenvolvemos uma tabela que compara os gastos.
Primeiramente, é preciso frisar que os resultados podem variar para cada pessoa. Na tabela, estão sendo analisados valores de gasolina, seguro, revisão, troca de óleo, desgaste dos pneus, estacionamento e depreciação. Tudo isso levando em conta que o carro, que é novo, não sofra nenhum dano, como batidas, durante esse período.
“Caso você gaste até R$ 43 por dia com deslocamento, é melhor ir de aplicativo. Estudos indicam que após 5 anos, o carro começará a dar algum tipo de defeito e, com isso, os gastos aumentam. Se o seu gasto for superior a isso, o mais indicado é ter um carro”, explica o especialista.
A conta também inclui os fins de semana. “É sempre bom lembrar que podem acontecer dias em que o deslocamento não será feito, o que gera uma economia também. Atualmente, as pessoas estão preferindo ir por aplicativos, por ser, em geral, um meio mais econômico”.
Para ver a reportagem completa clique aqui