Outro dia em sala de aula, um aluno me perguntou se, no futuro, a Inteligência Artificial – IA – substituirá as pessoas que trabalham na área de gestão de pessoas?
Parei e refleti antes de responder: Realmente! A inteligência artificial já faz parte do cotidiano da gestão de pessoas em diversas organizações. Para isso pensei em dois momentos.
O primeiro deles é no processo de seleção de funcionários, onde filtros na análise de currículos, fazem a entrevista de triagem. Sim, isso já é uma realidade. A IA faz entrevistas com base em seus algoritmos e dados compilados pelas respostas e consulta as redes sociais, e ainda, convida o candidato a participar de games e avaliar se seu perfil está de acordo com os parâmetros estabelecidos e, portanto, apto para passar para a próxima fase do processo.
O segundo é a utilização da IA para responder situações padrões referentes às dúvidas no pagamento, férias e até avaliação de desempenho.
Diante deste quadro mentalmente construído, outra questão me surgiu: com todas essas habilidades, qual é a tendência estabelecida? É fácil observar que todas as habilidades descritas anteriormente são técnicas baseadas em parâmetros pré-estabelecidos e que demandam muito tempo da equipe de gestão para serem concluídas. Isso não é gestão! Processos seletivos que envolvam muitos candidatos como é o caso trainees, operadores de telemarketing dentre outros, costumam demorar semanas até que todos sejam avaliados. Isso é operacional. A IA inserida neste processo pode e reduz as horas tomadas pelos processos mecânicos.
Quanto mais tempo a área se dedica a assuntos técnicos e mecânicos, menos tempo “sobra” para assuntos comportamentais, que é uma de suas principais habilidades.
Criar programas e projetos para que os colaboradores despertem suas habilidades comportamentais criando estratégias de desenvolvimento organizacional fortalecendo o time e as relações de colaboração mútua faz parte de suas ações, muitas vezes negligenciadas por falta deste tempo ou relevadas à segundo plano ou quando der. Isso é sabedoria!
A função precípua desta área é dedicar na orientação e desenvolvimento dos colaboradores nos processos de aprendizagem constante. As pessoas precisam aprender a aprender, sempre, principalmente se levarmos em consideração a realidade das constantes mudanças em que estamos inseridos. Por conta desta realidade, ajudar a fazer empresas mais éticas não somente no papel, principalmente em suas condutas, é papel da gestão de pessoas. Não adianta “contratar” máquinas que elas não saberão fazer isso.
E para que o aluno não ficasse sem resposta, respondi: a IA ajuda e vai ajudar muito, não somente a área de gestão de pessoas, mas em todas as áreas com alto grau de requisitos técnicos e/ou mecânicos. Vamos eliminar, para nós, as atividades burocráticas e desgastante, e passar de bom grado, diga-se de passagem, para as máquinas e nos ater ao que nos fortalece como gestores de pessoas: gerar crescimento pessoal e profissional.
Enfim, não vejo a IA substituindo habilidades comportamentais da área como comunicação assertiva, negociação das ações junto aos colaboradores e a criatividade no ajuste de condutas. É a conversa que acolhe, é o abraço que impulsiona e é o brilho do olhar que transfere ao colaborador a sensação de pertencimento em um time com um propósito maior. Você já teve uma conversa acolhedora, viu um brilho no olhar ou já sentiu um abraço caloroso e afetuoso de uma IA?
Minha pergunta: Você está preparado para essas mudanças?
Autora: Gislene Rocha